Por que falar sobre política é importante?
top of page

Por que falar sobre política é importante?


“Eu não falo sobre política”, “Política não se discute”, “Odeio política”, “O que adianta? Tudo ladrão!”, “Mas política é tão chata...”

Se você não disse, com certeza já se escutou algumas destas frases. Em nosso país o debate político não só é rejeitado, como incentivado a se restringir a grupos bastante específicos.

Isso é um erro grave! Pois sempre que não temos conhecimento sobre algo, pagamos um preço alto.

E o que isso significa? Bem, se você não entende e não fala sobre política, permite que outras pessoas façam isso no seu lugar.

Pessoas más intencionadas podem tirar privilégios desta situação ou – ainda que trabalhem de forma íntegra – podem não responder as suas necessidades e as necessidades das comunidades das quais faz parte.

Essa nossa “falta de interesse” por política vem de muitos lugares e muitos, descrentes da mudança e desesperançosos com os políticos que nos “representam”, se esquivam da discussão porque simplesmente não acreditam que ela possa acontecer.

-Mas será que é assim mesmo ou é que querem que acreditemos?

-Para quem é conveniente nossa ausência nas discussões políticas?

-Quem ganha? Quem perde?

Algumas perguntas como essas listadas acima, podem nos colocar em um novo lugar dentro do cenário político atual e gerar desconforto.

E sabe qual é um dos fatores primordiais no processo de mudança?

O desconforto!

Assim, se você está desconfortável com o modo como as coisas e acontecem na sua vida e na vida das pessoas que o cerca, busque entender a importância de entrarmos neste debate. Nossa proposta é falar uma língua que seja acessível para todos e construirmos juntos.

E aí? Bora mudar esse discurso?

“... que continuemos a nos omitir da política. É tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”.

- Bertold Brecht

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que você valoriza em um bom político? 

Primeiramente, para fazer a escolha de um bom candidato a vereador, prefeito, deputado etc, precisamos compreender como enxergamos, entendemos e queremos o mundo. Temos inúmeras opções e o ideal seria

O que faz um vereador? 

​ O vereador é um agente político que atuará na esfera municipal da federação brasileira; um dos membros da Câmara Municipal, eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. Ele exerce três f

bottom of page