O que você valoriza em um bom político? 
top of page

O que você valoriza em um bom político? 


Primeiramente, para fazer a escolha de um bom candidato a vereador, prefeito, deputado etc, precisamos compreender como enxergamos, entendemos e queremos o mundo. Temos inúmeras opções e o ideal seria conhecer todas para analisar quais estão alinhadas ao nosso desejo.

Assim, antes de olhar para o outro, vamos entender quem somos neste processo?

O lugar que nasceu, o bairro que mora, as escolas que frequentou ou ainda frequenta, os grupos sociais dos quais faz parte... Todos dizem respeito sobre a forma como atua na sociedade e, de algum modo, aponta também aspectos fundamentais de sua identidade.

Se você compreende quem é e de que lugar fala, deve perceber quais as necessidades, prioridades e angústias que os cerca. Deste modo, pensar sobre o que é um bom político remete, não só aos interesses coletivos (que é de extrema importância), mas também as suas próprias indagações e insatisfações.

Partindo deste lugar, primeiro ponto é identificar um candidato que compreenda as mesmas necessidades que você, pois enxerga o mundo do mesmo prisma. Exemplificando, o melhor vereador de Mogi ou parlamentar de forma ampla, é aquele que está alinhado com sua visão de mundo e valores fundamentais.

Mas, não basta só enxergar o problema, não é mesmo? Além disso, um bom político deve demonstrar afinco nas atividades conferidas a ele e idoneidade nestes processos. Uma atuação íntegra já em sua campanha pode dizer sobre sua atuação posterior dentro da Câmara Municipal.

O que queremos dizer com isso?

Bem, se o candidato costuma “quebrar um galho”, “dar um jeitinho”, “fazer um favor” já precisa ser revisto. Por vezes, agimos impulsionados pela necessidade ou até ambição... Mas vamos lembrar que se o candidato pode ter uma atitude questionável em meu benefício porque ele não faria isso em prol de outras pessoas e/ou interesses pessoais?

É um processo que demanda atenção e cuidado, mas - de modo geral – para saber se um político é bom, além de entender as especificidades que o cargo confere, busque:

- Conhecer seu histórico (Quem é? O que faz? Sua profissão? Quais ações realiza? Tem trabalhos concretos em prol da comunidade que vive? Está envolvido em algum caso de corrupção? O que pensa e como se posiciona diante das temáticas que você julga importante?..);

- Conhecer também o partido e a coligação do seu candidato de modo que possa compreender seus mecanismos de atuação e visão de mundo;

Você já conhece o seu vereador ou prefeito? Veja nosso histórico e analise se as propostas estão alinhadas ao que pensa e deseja para o futuro!

Na dúvida ainda? Faça a sua pergunta e poderemos falar mais sobre a temática, inclusive aqui em Mogi das Cruzes.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que falar sobre política é importante?

“Eu não falo sobre política”, “Política não se discute”, “Odeio política”, “O que adianta? Tudo ladrão!”, “Mas política é tão chata...” Se você não disse, com certeza já se escutou algumas destas fras

O que faz um vereador? 

​ O vereador é um agente político que atuará na esfera municipal da federação brasileira; um dos membros da Câmara Municipal, eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. Ele exerce três f

bottom of page