O que esperar dos vereadores em Mogi das Cruzes?

Atualizado: 31 de Mai de 2020

As eleições municipais estão chegando e, para além de votar em um bom candidato a vereador para Mogi das Cruzes, é preciso compreender a política com um olhar mais amplo


Para responder o que esperar dos vereadores em Mogi das Cruzes é importante contextualizar o que é política. Este conceito pode ser compreendido de forma ampla e abrangente, uma vez que perpassa eleições e partidos, mas não se limita a isso. Processos e engajamentos sociais como a organização de um cursinho popular gratuito voltado para os estudantes das periferias, a construção de diálogos e movimentos com objetivos distintos, ou o simples ato de realizar um debate público e lives se configuram como “fazer” política. Portanto a política é central na organização e desenvolvimento dos indivíduos no tempo e espaço.


Ainda assim a política partidária está presente no nosso cotidiano e seus desdobramentos impactam diretamente em nossas vidas e é neste sentido que considero importante entender e participar do seu desenvolvimento. Levanto algumas questões para refletirmos: o que faz um vereador? O que acreditamos ser atributos importantes para um bom representante parlamentar (seja ele vereador, prefeito, deputado, senador etc)? Todos os parlamentares são iguais? Vale a pena acompanhar as propostas e projetos dos parlamentares? O partido é importante ou o que vale mesmo são as ideias do indivíduo? Por fim, o que é essencial para um indivíduo se tornar o melhor candidato a vereador de Mogi das Cruzes?


São muitas perguntas que mereceriam um texto para cada resposta. Ao conversar sobre política é possível perceber que a maior parte dos brasileiros já se decepcionou com políticos e suas promessas. Ao mesmo tempo muitos compreendem que as velhas fórmulas, discursos e a personalização de indivíduos como salvadores, não funcionam e trazem desdobramentos negativos para a sociedade.

A transformação estrutural que o país necessita está pautada em outro modelo de desenvolvimento, que será sustentável, solidário e popular. Terá como protagonistas sobretudo os movimentos sociais, dos mais diversos, como catalisadores dos anseios da sociedade.

Você pode estar se perguntando “e a política institucional e partidária?”. Pois bem, estes atores, como os vereadores, servirão como base de apoio para impulsionar experiências e ações concretas dos movimentos sociais. É por meio dessa movimentação popular, que passa também pelo parlamento, que alcançaremos as transformações sociais mais profundas e necessárias para o bem-estar de todas e todos.


Para conhecer o papel e as funções de um vereador, acesse: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Setembro/vereador-conheca-o-papel-e-as-funcoes-desse-representante-politico


Renan Castro, professor, mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC) e doutorando em Geografia (USP). Ativista social em Mogi das Cruzes nas áreas de educação, meio ambiente, moradia e trabalho. 

Para mais informações acesse https://www.renancastromogi.com.br/


31 visualizações0 comentário
Simbolo Br Renan